O sueco Modelo
ESTOCOLMO
A empresa sueca tem funcionado como ganhar dinheiro executando escolas livres
BIG-STATE, Suécia social-democrata parece um lugar estranho para procurar por uma revolução de livre mercado. No entanto, isso é o que está em curso nas escolas do país. Reformas que entraram em vigor em 1994 permitem que praticamente qualquer pessoa que satisfaça as normas básicas para abrir uma nova escola e tomar em crianças a expensas do Estado. O município local deve pagar a escola o que teria gasto educar cada si-uma criança soma de SKr48,000-70,000 ($ 8,000-12,000) por ano, dependendo da idade da criança e a localização da escola. As crianças devem ser admitido em um primeiro a chegar, primeiro a ser servido-não deve haver exigências religiosas ou exames de admissão. Nada extra pode ser cobrado, mas fazendo um lucro é bom.
As reformas eram controversas, especialmente dentro do Partido Social Democrata, em seguida, em uma de suas raras passagens pela oposição. Eles teriam sido ainda mais controversa que tinha sido realizado o quão popular eles iriam provar. Em apenas 14 anos, a proporção de crianças suecas educadas privada passou de uma fração de um por cento para mais de 10%.
Na época, pensava-se que a maioria das escolas "livres" seria de língua estrangeira (Inglês, finlandês ou Estónia) ou religiosa, ou talvez executado por grupos de pais em áreas rurais boates juntos para manter uma escola local vivo. O que ninguém previu foi o surgimento de cadeias de escolas. No entanto, é aí que grande parte do crescimento na educação independente veio. Associação Escolas Independentes da Suécia tem dez membros que correm mais de seis escolas, e cinco que funcionam dez ou mais.
O maior, Kunskapsskolan ( "Escolas do Conhecimento") abriu suas primeiras seis escolas em 2000. Quatro Outono passado mais aberto, elevando o total para 30. Ela agora tem 700 funcionários e ensina cerca de 10.000 alunos, com um lucro operacional de SKr62m no ano passado em um volume de negócios de SKr655m.
Como IKEA, uma mobília fabricante sueco gigante, Kunskapsskolan recebe seus clientes para fazer muito do trabalho eles mesmos. A ferramenta vital, porém, não é uma chave Allen, mas o Kunskapsporten ( "Portal do Conhecimento"), um site que contém todo o conteúdo programático. Jovens passam 15 minutos por semana com um tutor, rever o progresso da semana passada e concordar em metas e um calendário para a próxima. Isto incluirá aulas e palestras, mas também uma grande quantidade de estudo em pequenos grupos independentes ou. O Kunskapsporten permite que cada aluno para trabalhar em seu próprio nível, e gastar menos ou mais tempo em cada indivíduo, dependendo de seus pontos fortes e fracos. Cada indivíduo é dividido em 35 passos. Os estudantes que alcançam passo 25 de pós-graduação com um passe; aqueles que torná-lo para a etapa 30 ou 35 ganho, respectivamente, um mérito ou distinção.
Novamente, como IKEA, sem dinheiro é desperdiçado em sofisticados arredores. Kunskapsskolan Enskede, uma escola para crianças de 16 anos de 11 a em um subúrbio de Estocolmo, é um antigo bloco de escritórios em que as salas de aula, espaços de estudo aberto e dois auditores teatros pequenos foram espremidos. É agradável, mas básico e bastante nua. Ele aluga campos nas proximidades de futebol e basquete, e, como outras escolas na cadeia, envia alunos de distância para uma das duas instalações especialmente construídas para uma semana cada termo para economia doméstica, trabalhos em madeira e arte, em vez de fornecer instalações dispendiosas, pouco utilizados na escola.
os professores atualizar e adicionar novo material para o site durante as férias escolares e obter apenas sete semanas de folga a cada ano, aproximadamente o mesmo que o trabalhador de escritório médio sueco. "Nós não queremos que os professores preparar as aulas, durante o tempo de duração", diz Per Ledin, chefe da empresa. "Em vez disso, roubar o tempo de preparação, e usá-lo para que eles possam passar mais tempo com os alunos."
Muitas escolas seria horrorizado ao ser comparado a IKEA, mas o Sr. Ledin vai um melhor. "Nós não nos importamos sendo comparado a McDonald", diz ele. "Se estamos religiosa sobre qualquer coisa, é a padronização. Dizemos aos nossos professores é mais importante a fazer as coisas da mesma maneira do que para fazê-las bem." Em seguida, ele amplia a analogia com hotéis e companhias aéreas, que fazem o dinheiro somente se eles são populares o suficiente para manter as altas taxas de ocupação.
Um ponto de venda que qualquer pai de um adolescente monossilábica irão apreciar é a quantidade de informação que irá receber. O progresso de cada criança é relatada a cada semana em um diário de bordo, e os pais podem acompanhar o que está sendo estudado no site. E o mais corajoso entre eles vão estar dispostos na expectativa de que as crianças assumir a responsabilidade por seu próprio progresso. "O nosso objectivo é que pelos estudantes a tempo terminar a escola, eles podem definir suas próprias metas de aprendizagem", diz Christian Wetell, professor cabeça para Kunskapsskolan Enskede. "Três ou quatro alunos em cada ano não pode gerenciar isso, mas a maioria vai."
O monitoramento do desempenho também é importante dentro da empresa: ele acompanha o desempenho dos professores individuais para ver qual deles faz melhor como tutores pessoais ou professores como sujeitos. Ele oferece bônus para professores particularmente bem sucedida e está considerando pagar extra para bons de escolas bem sucedidas que estão dispostos a mov
sendo traduzido, aguarde..