No Evangelho de João, encontramos uma forte identificação de Jesus com a ideia judaica da Sabedoria divina, especialmente no início do Evangelho, quando as palavras - traduzido literalmente como "habitou entre nós" - são usados. Lemos em João 1: 1-3, 14:
No princípio era o Verbo, eo Verbo estava com Deus, eo Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas vieram a ser por ele, e sem ele, não uma coisa ... E o Verbo se fez carne e habitou [= "tabernaculou '] entre nós.
Um texto familiar encontrado em Provérbios 8: 22-31 define o palco para este conceito:
o Senhor me levou para fora como a primeira das suas obras, diante dos seus feitos mais antigos; I foi formado longas eras atrás, logo no início, quando o mundo veio a ser. Quando não havia profundezas das águas, me foi dado o nascimento, quando ainda não havia fontes transbordando com água; Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui dado à luz, antes que ele fez o mundo ou de seus campos ou qualquer um dos pó da terra. Eu estava lá quando ele colocou o céu no lugar, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo, quando ele estabeleceu as nuvens acima e fixado de forma segura as fontes do abismo, quando ele deu ao mar o seu termo para que as águas se não ultrapassar o seu comando, e quando traçava os fundamentos da terra. Então eu estava constantemente a seu lado. Eu estava cheio de dia delícia após dia, regozijando-se sempre na sua presença, regozijando-se em todo o seu mundo e deleitando-se com a humanidade. (NIV)
em seu Evangelho João retrata Jesus como criação pré-existente, construindo sobre esta ideia de sabedoria judaica encarnados ou Palavra de Deus. O que eu quero salientar, neste breve artigo, no entanto, é diferente de simplesmente dizendo que, para John, Jesus é a Sabedoria de Deus encarnada de Israel.
Você se lembra como John, escrevendo dentro do ambiente judeu do primeiro século, disse do judaica Cristo como aquele que "habitou entre nós"? Acontece que ele não era o único judeu a pensar nessa direção quando ele veio sobre a sabedoria de Deus expressa. No livro do Eclesiástico autoria por volta de 200 aC, encontramos estas palavras faladas pelo sabedoria divina:
Da boca do Altíssimo saí, e cobriu a terra como uma névoa ... sobre as ondas do mar, sobre toda a terra, sobre cada povo e nação I dominou. Entre todos estes eu procurei um lugar de repouso. Em cuja herança eu deveria respeitar? "Então, o Criador de tudo me deu seu comando, e meu Criador escolheu o local para minha tenda. Ele disse, 'Na Jacob fazer a sua habitação, em Israel a sua herança.' Antes de todas as idades, desde o início, ele me criou, e através de todas as idades que não deixará de estar. Na tenda santa que eu ministrava perante ele, e por isso foi criada em Zion. Na cidade que ele ama como me ama, ele me deu descanso; em Jerusalém, o meu domínio. Bati raiz entre o povo glorioso, na porção do Senhor, sua herança. (Eclesiástico 24: 1-12, NABRE)
O livro do Eclesiástico é encontrado na coleção Septuaginta (LXX), a tradução Koine judaico-grego das Escrituras Hebraicas que data do século III aC. Este trabalho israelita (Livro do Eclesiástico) está incluído nos cânones ortodoxos orientais e católicos.
sendo traduzido, aguarde..