Jane Eyre é um jovem órfão que está sendo levantada pela Sra Reed, seu cruel, tia rica. Um funcionário nomeado Bessie fornece Jane com algumas das poucas bondades que recebe, contando suas histórias e cantar canções para ela. Um dia, como castigo por brigar com seu primo John Reed assédio moral, a tia de Jane Jane aprisiona no quarto vermelho, o quarto em que de Jane tio Reed morreu. Enquanto bloqueado, Jane, acreditando que ela vê o fantasma de seu tio, grita e desmaia. Ela acorda para encontrar-se sob os cuidados de Bessie eo boticário gentilmente Mr. Lloyd, que sugere à Sra Reed que Jane ser mandado embora para a escola.
Uma vez na escola Lowood, Jane descobre que sua vida está longe de ser idílico. Diretor da escola é Mr. Brocklehurst, um homem cruel, hipócrita, e abusivo. Brocklehurst prega a doutrina da pobreza e privação de seus alunos durante a utilização de fundos da escola para proporcionar um estilo de vida rico e opulento para sua própria família. Em Lowood, Jane faz amizade com uma jovem chamada Helen Burns, cuja forte, martyrlike atitude para com as misérias da escola é útil e desagradando a Jane. Uma epidemia de tifo enorme varre Lowood, e Helen morre de consumo. A epidemia também resulta na saída de Mr. Brocklehurst, atraindo a atenção para as condições insalubres em Lowood. Depois de um grupo de colegas mais simpáticas toma o lugar de Brocklehurst, a vida de Jane melhora drasticamente. Ela gasta mais oito anos em Lowood, seis como um estudante e dois como professor.
Depois de ensinar por dois anos, Jane aceita uma posição de governanta. O empregador de Jane é um homem chamado Rochest, com quem Jane encontra-se caindo scretly no amor. Ela haves Rochest de um incêndio uma noite, que ele alega foi iniciado por um funcionário bêbado. Rochester propõe a Jane, que aceita.
sendo traduzido, aguarde..
