BIG-STATE, Suécia social-democrata parece um lugar estranho para procurar por uma revolução de livre mercado. No entanto, isso é o que está em curso nas escolas do país. Reformas que entraram em vigor em 1994 permitem que praticamente qualquer pessoa que satisfaça as normas básicas para abrir uma nova escola e tomar em crianças a expensas do Estado. O município local deve pagar a escola o que teria gasto educar cada si-uma criança soma de SKr48,000-70,000 ($ 8,000-12,000) por ano, dependendo da idade da criança e a localização da escola. As crianças devem ser admitido em um primeiro a chegar, primeiro a ser servido-não deve haver exigências religiosas ou exames de admissão. Nada extra pode ser cobrado, mas fazendo um lucro é bom.
As reformas eram controversas, especialmente dentro do Partido Social Democrata, em seguida, em uma de suas raras passagens pela oposição. Eles teriam sido ainda mais controversa que tinha sido realizado o quão popular eles iriam provar. Em apenas 14 anos, a proporção de crianças suecas educadas privada passou de uma fração de um por cento para mais de 10%.
Na época, pensava-se que a maioria das escolas "livres" seria de língua estrangeira (Inglês, finlandês ou Estónia) ou religiosa, ou talvez executado por grupos de pais em áreas rurais boates juntos para manter uma escola local vivo. O que ninguém previu foi o surgimento de cadeias de escolas. No entanto, é aí que grande parte do crescimento na educação independente veio. Associação Escolas Independentes da Suécia tem dez membros que correm mais de seis escolas, e cinco que funcionam dez ou mais.
O maior, Kunskapsskolan ( "Escolas do Conhecimento") abriu suas primeiras seis escolas em 2000. Quatro Outono passado mais aberto, elevando o total para 30. Ela agora tem 700 funcionários e ensina cerca de 10.000 alunos, com um lucro operacional de SKr62m ano passado em um volume de negócios de SKr655m.
revoluções livre mercado parece estranho na Suécia porque.
o governo sueco é conservador.
revoluções de livre mercado são mais propensos em países onde o estado é mais liberal.
a Suécia é uma democracia.
a Suécia é um grande estado.
do Partido social Democrata, muitas vezes se opõe a reformas.
sendo traduzido, aguarde..
